Diferentes realidades que alteram a vida: a crise global da saúde mental pós-pandemia

  • Temáticas
    Healthcare
    Inteligência Artificial
  • Setor
    Saúde e Indústria Farmacêutica
    Lifestyle
  • Países
    Global

Nos últimos anos, a saúde mental ganhou um papel de destaque na agenda da saúde pública, à medida que as taxas de problemas de saúde mental aumentaram consideravelmente. A Organização Mundial da Saúde define a saúde mental como um estado de bem-estar em que cada pessoa pode desenvolver o seu potencial, lidar com as tensões da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir com algo para a sua comunidade, situação emocional que agora parece estar em jogo para muitas pessoas em todo o mundo.

A pandemia intensificou a deterioração da saúde mental na população, pois juntou-se a outros determinantes e/ou fatores psicológicos, biológicos, sociais, económicos, geopolíticos e ambientais como a pobreza, a violência, a desigualdade e a degradação ambiental que aumentam o risco de sofrer problemas mentais.

As autoridades de saúde, algumas instituições hospitalares especializadas e os médicos declararam uma crise de saúde devido ao aumento das perturbações mentais e à falta de preparação dos sistemas de saúde. Ao mesmo tempo, as empresas farmacêuticas de inovação em áreas do Sistema Nervoso Central, deram prioridade à inovação farmacológica para que a comunidade médica possa ajudar melhor os seus pacientes com novos tratamentos especialmente focados em tratar a depressão, a esquizofrenia e a ansiedade.

O número de casos aumenta consideravelmente, mas ainda é possível reverter esta situação, se for tratada como um problema prioritário de saúde pública e se o impacto da pandemia no aumento das perturbações for revisto. Além de desenhar uma estratégia para enfrentar o problema a partir de uma perspetiva da comunicação, numa era em que as redes sociais e os meios de comunicação têm um papel cada vez mais relevante na construção de opiniões, autoestima e comportamentos devido à sua inegável ligação ao público. 

Entender o problema, usar a big data e a inteligência artificial para entender melhor o debate, conceber e implementar planos de comunicação eficazes para não estigmatizar o problema e fazer com que os indivíduos procurem ajuda e, acima de tudo, desenhar políticas públicas, comunicar os avanços na pesquisa farmacológica e os recursos disponíveis nos sistemas de saúde, será fundamental para a transformação. 

DESCARREGAR