TIKTOK: UMA OPORTUNIDADE PARA AS MARCAS

  • Temáticas
    Criatividade
    Social Media
  • Setor
    Tecnologias da Informação e Comunicação
    Serviços Profissionais
    Lifestyle
  • Países
    Global

O TikTok conta já com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, um número que o Facebook, por exemplo, levou nove anos a atingir e que a aplicação de origem chinesa atingiu em metade do tempo, e fê-lo propondo um novo paradigma que revolucionou o consumo de media e o entretenimento. Porque na realidade, e ao contrário do que poderíamos pensar à partida, o TikTok compete muito mais com a televisão ou as plataformas de streaming do que com as redes sociais.

90% dos utilizadores acedem a esta plataforma diariamente e 3 em cada 4 afirmam que a usam para entretenimento, dedicando-lhe uma impressionante média superior a 60 minutos por dia. Além disso, foi desmentido o falso mito de que se trata de uma aplicação para adolescentes: 67% dos utilizadores têm mais de 25 anos.

Mas não só os números são impressionantes em termos quantitativos, como qualitativamente estamos perante o sonho dourado de qualquer comunicador ou profissional de marketing. Se as pessoas tuitam enquanto veem uma série, ou entram no Facebook quando os anúncios televisivos estão no ar, quem quer que esteja no TikTok está no TikTok, o que na era da economia da atenção é ouro puro. O desafio é lutar por essa atenção dentro da própria plataforma, na qual com um toque do dedo podemos ficar de fora. E é aí que reside o cerne da questão.

Revendo estes ingredientes, parece um local ideal para as marcas estabelecerem ligações com os seus públicos-alvo através de conteúdos. Contudo, apesar deste elevado potencial, não foram muitas as marcas que tiveram sucesso nesta plataforma. Para o conseguir, é necessário entender bem os seus códigos e compreender que evoluímos do “conteúdo gerado pelo utilizador” para o “entretenimento gerado pela comunidade”. Para isso, a empresa tem de ser capaz de assumir o papel de criador e participar trazendo autenticidade, valor e a sua personalidade própria e original.

Neste LLYC IDEIAS, tentamos explicar os fatores que podem significar o sucesso de uma marca nesta plataforma.

DESCARREGAR