Democracia ou populismo: tendências em Assuntos Públicos 2023

  • Temáticas
    América Latina
    Assuntos Europeus
    Democracia
    Polarização
  • Setor
    Administrações Públicas
    Infraestruturas, Transporte e Logística
  • Países
    Global

A prática de lobbying e assuntos públicos tem sido sempre um instrumento para promover e mudar a política pública de um país. Os grupos de interesse fazem lobby para influenciar, de fora do aparelho político, as políticas públicas promovidas pelos poderes executivo e legislativo de um Estado. Esta atividade, entendida como aquele “ato legítimo de participação pública” referido pela OCDE, está a tornar-se não apenas mais um, mas o principal agente de transformação da política pública e reguladora de um país. O facto de a transformação política ser largamente impulsionada pelo setor privado (empresas, associações e sociedade civil organizada em geral) está a deixar de ser uma atividade na sombra e a tornar-se uma forma complementar à participação política clássica das sociedades pluralistas. 

Neste relatório, a Dra. Carmen Muñoz, Diretora Sénior dos Assuntos Públicos de Espanha, aventura-se nas principais tendências desta prática, com uma visão tecnológica e avançada, e fá-lo não sozinha, mas em associação com o ChatGPT. Continuamos com breves mas interessantes análises de 2023, centradas nos desafios políticos e económicos das regiões e países onde as equipas de Relações Públicas da LLYC operam. Como consultores de serviço dos interesses legítimos dos nossos clientes, estamos também empenhados no crescimento, na criação de emprego e riqueza, na estabilidade e na melhoria da democracia nos países onde operamos. 

Entre crises económicas, sanitárias e humanitárias, a tensão entre populismo e democracia é já a principal constante do primeiro quarto do século XXI. Nestas páginas queremos oferecer o nosso compromisso com o papel económico e social das empresas, para um crescimento económico equilibrado, sustentável e inclusivo, que é a melhor receita para consolidar a nossa coexistência e a nossa democracia.

DESCARREGAR