Explorar. Inspirar
Artigo 18 Out 2022

O PAPEL TRANSFORMADOR DA CRIATIVIDADE NA RESOLUÇÃO DOS DESAFIOS DOS RECURSOS HUMANOS

Mais de 30 000 pessoas em Espanha abandonaram os seus empregos em 2021, de acordo com os dados das inscrições na Segurança Social. Somos o país europeu que enfrenta o maior paradoxo de ter muitos empregos por preencher, apesar de ter três milhões de desempregados inscritos.

Nos últimos anos, as pessoas iniciaram um profundo processo de reflexão que levou ao desencanto com a profissão ou o emprego. Termos como “grande renúncia” ou “renúncia silenciosa” inundam as análises sobre o futuro do trabalho. A realidade é que é cada vez mais difícil recrutar os profissionais certos, é mais difícil obter o seu empenho e é mais difícil impulsionar a transformação cultural exigida, por outro lado, pela transformação do negócio e digital que a maioria das organizações está a atravessar.

Os desafios do talento têm-se tornado cada vez mais importantes dentro das organizações. Estamos a assistir a uma mudança de paradigma em que já não são as empresas que escolhem pessoas, mas sim as pessoas que escolhem empresas. E fazem-no quando nos escolhem como empresa para trabalhar, mas também todos os dias em que se levantam e se empenham no seu trabalho diário.

Neste contexto, acreditamos que a criatividade é fundamental. Pablo Picasso dizia que cada ato de criação começa com um ato de destruição. Por conseguinte, chegou o momento de destruir o que aprendemos até agora e repor os contadores a zero. Se o que estamos a fazer não está a funcionar, porque não começar a fazer as coisas de forma diferente? A criatividade não é um atributo pessoal, mas emerge da interação entre indivíduos. Por isso, é um ato que é sempre relacional. E como tal, torna-se uma ferramenta muito poderosa para os departamentos de Recursos Humanos.

DESCARREGAR
María Obispo
Diretora da área de Talent Engagement
Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Navarra, possui um PDD na IESE Business School e acumula mais de 10 anos de experiência em projetos de comunicação online. María Obispo trabalhou para companhias como Vocento e lainformación.com e, ao longo dos seus oito anos de experiência na LLYC, assessorou grandes empresas espanholas como Inditex, Gas Natural Fenosa, Caixabank, Campofrío e L’Oréal, entre outras. María é também professora de Comunicação Digital em centros como a Universidade de Cantabria, a Universidade Carlos III e a Escola Européia de Negócios, entre outros.
Rafa Antón
Diretor-Geral Criativo e sócio na CHINA, uma empresa da LLYC
Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Complutense de Madrid. Depois de uma carreira na Leo Burnett (onde foi responsável criativo para Espanha e membro do Conselho Criativo Mundial), cofundou a sua própria agência CHINA, adquirida pela LLYC em 2021. Premiado em praticamente todos os festivais internacionais, trabalhou para marcas globais como a VISA, a Levi's, a Coca Cola e a McDonald's. A sua obsessão pela profissão e pela criação de marcas fez com que se tenha destacado em setores como a moda e os artigos de luxo e premium (Loewe, Alhambra, Seagram's). A sua campanha "Seja mais velho" para a Adolfo Domínguez recebeu numerosos prémios do setor, incluindo o Prémio Nacional de Criatividade. Foi presidente do Club de Creativos (cdec).
Julio Alonso Caballero
Diretor Criativo Executivo
Possui uma dupla licenciatura em Administração e Gestão de Empresas e Publicidade e Relações Públicas, bem como um mestrado em Marketing Digital. Julio é o Diretor Criativo Executivo da LLYC e foi responsável por alguns dos projetos mais emblemáticos da empresa: "Solidão invisível", Bihar, "A última gota", "És gamer e não sabes" ou "O berço com ecrãs". Estes projetos para clientes como a BBK, o BBVA, a McDonald's, a Multiópticas ou a Coca-Cola levaram a que mais de 120 reconhecimentos internacionais em festivais como o Cannes Lions, Clio, Andy, Effies e outros o tivessem colocado em 2021 no grupo dos 100 diretores criativos mais premiados do mundo.
Vanessa Álvarez
Gerente Talent Engagement.
Jornalista com mais de 10 anos de experiência especializada em comunicação digital, employee engagement e desenvolvimento de projetos de employee advocacy para diretores e empresas. A Vanessa é Licenciada em Comunicação Audiovisual e Jornalismo pela Universidade Internacional S.E.K e Mestre em Gestão da Comunicação Institucional pela Universidade Rey Juan Carlos. Durante a sua trajetória na LLYC, colaborou com empresas de diferentes setores como: IKEA, Repsol, CaixaBank ou Enagás, entre outros.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?