Explorar. Inspirar
Artigo 6 Set 2022

Humanizar as empresas: a chave para uma nova empatia empresarial

A reputação das empresas tem sido um dos principais eixos estruturantes das estratégias de comunicação das organizações, já que o seu impacto está diretamente associado ao negócio. Numa economia globalizada, em que 70% a 80% do valor de mercado de uma empresa é determinado por valores intangíveis, as organizações são profundamente vulneráveis a contingências que prejudiquem a sua reputação. Essa vulnerabilidade é exacerbada numa época em que as tecnologias de informação deram voz a canais, através dos quais os fluxos de informação podem ser partilhados em tempo real, com o risco potencial de influenciar o público a um nível global.

Neste contexto de incerteza e volatilidade, numa “era líquida”, como lhe chama Zygmunt Bauman, onde a falta de atenção, o ceticismo, a trivialidade, a ligeireza e a efemeridade são as marcas de uma época, em que as novas gerações já não acreditam que as empresas ajam no melhor interesse da sociedade, e em que quase um em cada quatro jovens não consegue indicar uma única marca que considere “útil à sociedade”, como podem as empresas voltar a ser relevantes no seu propósito e refleti-lo nos seus negócios e reputação?

O acesso à informação e a evolução de uma sociedade que exige uma transparência cada vez maior no funcionamento das organizações levaram a uma mudança nos elementos que compõem a nova agenda empresarial. Atualmente, esta é largamente dominada por estratégias ESG (siglas do inglês Environmental, Social e Governance – ambiental, social e governança). Como profissionais da comunicação, assistimos a uma crescente preocupação das organizações em comunicar o seu empenho nos domínios ESG. Contudo, constatamos frequentemente que tal abordagem não está a mover a agulha no medidor de reputação da empresa. Esta sociedade cética e desconfiada das empresas encontra nas estratégias de comunicação das mesmas discursos vazios, repletos de lugares comuns e frases replicadas ad nauseam exatamente da mesma forma, seja qual for o setor.

O grande desafio que enfrentamos transcende o nível da criação e proteção da reputação da empresa. Está na esfera da credibilidade. Como criar narrativas empresariais que penetrem nos nossos públicos-alvo e nos permitam criar relações de confiança com as nossas partes interessadas?

DESCARREGAR
Amílcar Olivares
Diretor Sénior de Comunicação Empresarial

Durante os últimos 12 anos, desempenhou funções de consultor estratégico em comunicação empresarial, tendo uma vasta experiência em vários sectores, tais como energia, tecnologia, negócios, construção, finanças, seguros e banca. As suas especializações englobam o enfoque do negócio, a gestão de reputação corporativa, a gestão de crises, a responsabilidade social empresarial, a criação de estratégia e de relação com os media ao nível, mantendo uma estreita relação com líderes de opinião do mais alto nível.Colaborou como consultor de comunicação e relações públicas para empresas como Iberdrola, Dell Technologies, EY, Netflix, Coca-Cola, Phillip Morris, 3M, Peñoles, Deloitte, Comex, Newmont-Goldcorp, Repsol, Mapfre, Sabadell, Amazon Prime Video, GBM e Toyota .Colabora com diferentes meios de comunicação tais como Alto Nivel, Gatopardo, El Gourmet de México, Marco Beteta e é membro votante do Guia San-Pellegrino-Nesspresso para os 250 Melhores Restaurantes do México.

Sofía Etienne
Gestora de Comunicação Empresarial.

Gestora de Comunicação Empresarial. Trabalhou durante 17 anos como consultora em comunicação e gestão de crises para os setores privado e público, organizações da sociedade civil e campanhas políticas. A partir de 2012, orientou a sua prática para a comunicação empresarial. Desenvolveu estratégias de comunicação para o Facebook, Peñoles, the Coca-Cola Company, Aeroméxico, Farmacias del Ahorro, 3M Latinoamérica e Walmart México-Centroamérica, entre outras. É licenciada em Relações Internacionais e mestre em Sociologia pela Universidad Iberoamericana.

Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?