Explorar. Inspirar
Informe 26 Jul 2022

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO PARA AS EMPRESAS DE CRIPTOATIVOS

O universo dos criptoativos atingiu o mainstream em 2020 com uma adoção massiva por parte dos utilizadores. Cada vez mais pessoas investem pela primeira vez em instrumentos não tradicionais, juntando-se aos early adopters e aos holders que obtiveram elevados ganhos.

Isto serviu de alavanca para o crescimento das empresas de criptomoedas B2C, bem como das que propõem soluções B2B. Startups do ecossistema na América Latina e na Europa realizaram rondas de investimento de até 250 milhões de dólares com capital de risco, ávidas de participar num negócio com elevado potencial de rentabilidade.

Agora, passado o momento da ebulição, começam a surgir os desafios para as empresas.

O primeiro tem a ver com o facto de que, à medida que a adoção das criptomoedas se torna mais massiva, as empresas do ecossistema são naturalmente obrigadas a competir num contexto cada vez mais maduro. Assim, surgem desafios, por exemplo, para sustentar um crescimento de dezenas de dígitos.

Por seu lado, os investidores, que se dotaram do “runway” necessário para que as empresas se desenvolvam, exigem melhores rentabilidades e um plano de negócios sustentável e com objetivos realistas. Além disso, os governos de cada país promovem projetos de regulação para inserir o universo das criptomoedas num quadro que lhes permita exercer diferentes tipos de controlo, o que gerou diversos tipos de resistência e colaboração por parte dos diferentes intervenientes do ecossistema das criptomoedas.

Por último, e não menos importante, o mercado das criptomoedas entrou num novo ciclo de hibernação desde março de 2022, com preços em baixa dos criptoativos e turbulência na dinâmica de funcionamento de algumas empresas. Esta tendência, conhecida como bear market, gera incerteza, desconfiança e maiores desafios de posicionamento, mesmopara as empresas de criptomoedas mais consolidadas.

Enquanto alguns prognósticos pessimistas temem pelo futuro do mercado das criptomoedas, outros especialistas sustentam que este novo ciclo trará consigo uma depuração necessária para o setor, o que lhe permitirá sair ainda mais fortalecido.

DESCARREGAR
Luis Migone
Diretor de Comunicação Empresarial
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Austral e atualmente a concluir o Mestrado em Negócios Digitais da Universidade de Santo André. Antes de integrar a LLYC como Diretor de Comunicação Empresarial, exerceu funções em consultoras de marketing e comunicação empresarial a desenvolver programas de relações públicas para multinacionais, e foi jornalista (jornal diário La Nación). A partir de 2017, desenvolveu atividade como consultor independente, assessorando startups e empresas de criptoativos (Ripio, Xcapit, Japser, CAF) tecnológicas na execução de programas de imprensa, relações públicas, elaboração de conteúdos, inovação e comunicação com as partes interessadas, e como Diretor Executivo da Capisco, consultora de gestão do entendimento e visual thinking. É docente da cadeira "Plataformas e Ecossistemas Digitais" (UCES).
Evelyn Espinosa
Directora de Comunicação Financeira Corporativa
Especialista em estratégias de comunicação, relações públicas e assuntos públicos, com mais de 18 anos de experiência em cargos de direção e gestão a liderar equipas locais e regionais. Especialista na criação de campanhas inovadoras de posicionamento e reputação. No seu percurso, Evelyn assumiu funções-chave, desempenhando tarefas como controlo e a gestão de crises, planeamento de estratégias de comunicação (interna e externa), capacitação de stakeholders e realização de conferência sobre os temas da reputação e das crises. Trabalhou com empresas dos setores da energia, financeiro, consumo, saúde e dispositivos médicos, tais como: Bolsa Mexicana de Valores, Advent, Banco Base, Cemex, Grupo Topaz, P&G, Unilever, J&J Medical Devices e Roche, entre outras.
Nuria Rebón
Gestora de Comunicação Empresarial
Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Tem formação no mercado de capitais, ministrada pela Universidade de El Salvador, e em Finanças, Economia e Negócios para Jornalistas pelo IAE, escola de negócios da Universidade Austral. Possui uma vasta experiência no mundo da comunicação e do jornalismo. Antes de integrar a LLYC como gestora de Comunicação Empresarial, desempenhou durante 18 anos funções de jornalista na secção de negócios do El Cronista Comercial, além de colaborar com outras publicações como a Bacanal, a Brando, a Rumbos ou a Apertura. Através da bolsa IJP do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, exerceu também funções, durante dois meses em 2009, no jornal diário berlinense Der Tagesspiegel.
Rubén Rivera
Consultor Sénior Financeiro
Analista financeiro e jornalista com um percurso de mais de 8 anos no setor financeiro e na indústria dos meios de comunicação. Rubén possui um mestrado em Finanças Bolsistas da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) e é diplomado em Marketing Político pelo Instituto Tecnológico Autónomo do México (ITAM).
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?