Explorar. Inspirar
Informe 6 Jul 2022

Empresa familiar: da credibilidade à relevância

As empresas familiares são um dos principais ativos económicos do nosso país e a espinha dorsal de todo o tecido empresarial espanhol. De acordo com dados do Instituto de Empresa Familiar (IEF), estima-se atualmente que 1,1 milhões de empresas são empresas familiares, 89% do total, constituindo as mesmas um dos maiores geradores de emprego em Espanha, criando 67% do emprego no setor privado (6,58 milhões de empregos).

No entanto, a esse papel de criação de riqueza e contribuição económica, que enfrenta muitas vezes dificuldades de comunicação ao público, acresce uma idiossincrasia que as torna únicas. O legado, a cultura familiar e o amor por aquilo que os ascendentes criaram são valores que fazem uma enorme diferença, a que acresce o seu característico inconformismo, a capacidade de inovação e a visão de internacionalização que faz com que muitas das empresas familiares espanholas sejam hoje reconhecidas em todo o mundo.

Com este relatório, a LLYC analisa o novo paradigma enfrentado pelas empresas familiares e os desafios futuros que terão de resolver em termos de marca, reputação e sustentabilidade empresarial, bem como as oportunidades em que tal se traduz. Este é um relatório ao qual daremos continuidade por meio de iniciativas e conteúdos adicionais.

DESCARREGAR
María Cura
Sócia e Diretora-Geral Barcelona
María Cura entrou na empresa em abril de 2010 como Diretora Geral do escritório de Barcelona e, desde 2012, é sócia da empresa. Desde que integrou a firma, esta operação experimentou um importante crescimento.María Cura assessorou na Gené & Associados clientes institucionais, como a Generalitat de Catalunya, o Governo de Andorra ou o Futebol Club de Barcelona, entre outros. Posteriormente, exerceu o cargo de Diretora Corporativa de Marketing e Comunicação na USP Hospitais, empresa da qual foi sócia e membro da Comissão Executiva e na qual criou a área de RSC e a Fundação Alex, cujo patronato integrou.
Bárbara Ruiz
Diretora Estudo Criativo
Especializada em “branding”, Bárbara Ruiz tem uma longa experiência em diferentes áreas (finanças, marketing e comércio exterior), o que lhe permitiu adotar uma visão holística sobre as empresas e suas marcas. Bárbara participou em vários projetos estratégicos para marcas como CaixaBank, LaLiga, Hitachi Cooling & Heating, Orange, Riu Hotels & Resorts, Foster’s Hollywood, Licor 43, Pernod Ricard, Ron Barceló, entre outras. Mestre em Gestão e Direção de Marcas realizado no MSMK, Bárbara teve ainda a possibilidade de ter estudado em universidades de grande prestígio, como a Fordham University (Nova Iorque EUA), Marquette University (Milwaukee, EUA), Johannes Kepler Universitat (Linz, Áustria) e Boston University (Boston, EUA). A sua licenciatura em Administração de Empresas foi concluída no ETEA (Córdoba, Espanha).
Eva Pedrol Medialdea
Diretora da Área de Comunicação Corporativa e Crise da LLYC em Espanha
Possui mais de 10 anos de experiência em assessoria de comunicação e reputação de diversas empresas a nível nacional e internacional, contribuindo para o fortalecimento e proteção do seu posicionamento e negócio. Especializou-se no acompanhamento de empresas internacionais que iniciam a sua atividade na Catalunha, pertencentes a diferentes setores, como o retalho, aviação, tecnologia e economia colaborativa. Tem uma ampla experiência em meios de comunicação espanhóis e internacionais, que adquiriu durante o seu trabalho na agência de notícias EFE em Barcelona e enquanto correspondente no Panamá. Ofereceu também os seus serviços de consultoria de comunicação no escritório regional da UNICEF para a América Latina e Caribe. Pedrol é licenciada em Jornalismo pela Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e tem um Mestrado em Direção de Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra (UPF).
Mónica Acero
Gestora de Comunicação Corporativa na LLYC Barcelona.
Com mais de 10 anos no sector, tem um perfil transversal, proporcionando uma visão de 360º da comunicação e uma abordagem inovadora. Tem trabalhado para clientes internacionais e nacionais e clientes nacionais, com uma sólida experiência no aconselhamento de empresas familiares, principalmente na tecnologia, mobilidade, FMCG e sectores industriais, incluindo empresas como a Netflix, Epson, Aldi, Mercedes-Benz, Harley-Davidson, Novartis, Ficosa e Roca, entre outros. Tem um diploma em Jornalismo da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e possui um Mestrado em Gabinetes de Relações Públicas e Comunicação, bem como a formação em Comunicação Digital e Criatividade. Também trabalhou como jornalista em meios de comunicação tais como El País, Diari de Tarragona, Televisió de Barcelona e Time Out.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?