Explorar. Inspirar
Informe 23 Jun 2022

A PROMESSA DO METAVERSO

Desde que, em outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta, não pararam de surgir notícias relacionadas com a palavra (do ano?) metaverso.

Porém, o conceito não é novo nem foi inventado por Zuckerberg. Em 1992, Neal Stephenson escreveu o livro cyberpunk Snow Crash, no qual já se abordavam conceitos básicos como metaverso ou avatar.

No entanto, atualmente estamos a viver um momento de explosão, um hype ou uma nova realidade que irá mudar as nossas vidas para sempre… ou não?

Em qualquer caso, trata-se de um movimento rumo ao novo e ao desconhecido que inspira diferentes sentimentos e atitudes nos seres humanos. Em algumas pessoas, desperta a curiosidade, o desejo de querer estar presente, de experimentar, de colocar a primeira pedra. Contrariamente, a outras pessoas provoca rejeição e vaticina o mesmo futuro que o da Second Life. Por fim, outras pessoas têm medo do impacto que terá na forma como nos relacionamos, como fazemos negócios, aprendemos, ou até amamos.

Estamos num momento de exploração do metaverso, mas ainda não podemos falar de uma realidade mais além de alguns mundos imersivos, uma vez que existem barreiras tecnológicas não resolvidas e uma luta político-empresarial para o capitalizar.

Neste relatório analisamos, entre outros temas, o papel das marcas nesta transformação, o investimento milionário realizado no setor do metaverso e o que nos espera num futuro não muito longínquo.

DESCARREGAR
Jesús Moradillo
Diretor Deep Digital Business Europe e CEO e sócio fundador da Apache
Anteriormente, entre 2014 e 2016, foi o responsável pela nova área de negócios da Google em Espanha e Portugal, onde ajudou mais de 100 empresas na definição e implementação da sua estratégia digital. Antes, durante mais de 5 anos, liderou projetos digitais na indústria dos media e do entretenimento como Digital Marketing Manager e eCommerce Manager. Está ligado ao mundo da formação e colabora em várias instituições de ensino como professor e orador. Também trabalhou com o ecossistema de startups e foi coordenador de mentorias no Google Campus de Madrid.
Imma Haro
Diretora Sénior da Digital e Engagement.
Imma Haro é especializada em marketing e comunicação de marca, com mais de 20 anos de experiência no mundo da publicidade, do marketing e da comunicação digital. Desenvolveu boa parte da sua carreira profissional no Grupo Havas, nos últimos 10 anos como Diretora-geral da Havas Creative Barcelona, a empresa do grupo Havas dedicada à Publicidade, Comunicação Digital, Social Media e PR. Anteriormente, ocupou outras funções na área digital do Grupo Havas, em Barcelona. Previamente, trabalhou como Diretora de Fidelização e Serviços Interativos da Federação Espanhola de Marketing Direto e Comércio Eletrónico. Implementou também um intenso trabalho como investigadora e docente na Universidade Autónoma de Barcelona, no âmbito da interatividade, dos novos meios e novos consumidores.
Marlene Gaspar
Diretora da área Consumer Engagement e Digital da LLYC em Portugal
Atuou em vários setores de atividade, como o mercado financeiro, de distribuição, setor automóvel, empresas de grande consumo, telecomunicações, transportes e serviços. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como responsável pela comunicação de marcas em agências multinacionais de publicidade como a Grey, Leo Burnett, Lintas e a Young & Rubicam. Ao longo dessa trajetória, elaborou um projeto de criação de conteúdos de caráter local: Lisbon South Bay, um blogue dedicado à vida na margem sul do rio Tejo. Formada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior Novas Profissões, realizou uma pós- graduação em Marketing e Negócios Internacionais na Faculdade de Administração INDEG- ISCTE, em Lisboa.
Patricia Cavada
Diretora Sénior de Engagement em LLYC Madrid
A Patricia tem uma vasta carreira na área do planeamento, acompanhando as marcas na definição da sua estratégia e do seu posicionamento, criando e desenvolvendo planos de comunicação relevantes para o público e conectando-se com o propósito da marca. Passou por agências como a TBWA, Wysiwyg ou Neolabels como Diretora de Estratégia, e, na sua última fase, como Head of Brand Marketing & Content para Espanha e Portugal na Philip Morris.É licenciada em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Europeia de Madrid. Realizou programas de especialização em design thinking na Miami Ad School e liderança na Tiger Academy da TBWA.
Luis Martín
Director de Deep Digital Business de LLYC
Com um diploma em Jornalismo e Comunicação Audiovisual pela Universidade San Pablo CEU (Madrid) e MBA em Gestão de Comunicação Empresarial pelo IESE / Universidade de Navarra. Há mais de 16 anos desenvolveu a sua carreira no Grupo COPE onde foi Diretor Adjunto de Notícias e Chefe da área Digital. Como CDO, especializou-se na criação e edição de conteúdo através de novos formatos e tecnologias em todos os canais digitais, bem como no desenvolvimento e aplicação de estratégias de distribuição. Na LLYC foi gestor de contas como Amazon, Repsol, Calidad Pascual, Unicaja ou Enagas.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?