Explorar. Inspirar
artigo 12 Mai 2022

o dataísmo: a economia que adora dados, mas não os utiliza bem

Os dados e a sua exploração, graças à tecnologia, permitiram grandes realizações na ciência médica permitindo avanços incríveis no desenvolvimento de novos tratamentos e medicamentos, mas também na economia, uma vez que as empresas mais importantes do planeta hoje em dia são as que gerem os dados.

Mas 65 % dos dados estão desorganizados e, portanto, inutilizáveis. Além disso, em cinco anos, a quantidade de dados armazenados terá quintuplicado e o tráfego de dados terá triplicado. É urgentemente necessária uma estratégia na sua empresa para que não perca as oportunidades de a gerir corretamente.

Dado o aumento exponencial de tantas violações de direitos no mundo digital, ligadas à utilização perversa de dados, é essencial promover ações a partir da lei e da autorregulamentação empresarial.

DESCARREGAR
Iñaki Ortega
Diretor Sénior Executive em LLYC
Diretor Sénior Executive. Educação em Gestão de LLYC. Iñaki Ortega é doutorado em economia, investigador e professor com mais de 25 anos de experiência em universidades como a Icade, Deusto e UNIR. É conselheiro assessor do Centro de Investigação Ageingnomics da Fundação MAPFRE e diretor dos programas de liderança pública da CEOE. Tem prestado assessoria a governos, universidades e grandes empresas no lançamento dos seus programas de inovação e diversidade geracional; foi parlamentar basco e diretor-geral da agência de desenvolvimento económico de Madrid, Madrid Emprende. Também dirigiu e participou em mais de 20 investigações académicas relacionadas com empreendedorismo, inovação aberta, impacto da tecnologia no emprego e diversidade geracional para entidades como o BID, a Microsoft e as Santander Universidades.
David Ruiz
Sócio Fundador da SmartUp
Sócio Fundador da SmartUp. Licenciado em Sociologia Industrial pela Universidade de Deusto, MBA pela Escola Europeia de Negócios e especialista em desenvolvimento de e-Business pela Universidade de Salamanca. Professor na Faculdade de Engenharia da Universidade de Deusto, na Deusto Business School, na escola de negócios digitais The Valley, bem como orador em várias instituições e empresas sobre questões relacionadas com a adoção de novas tecnologias em diferentes ambientes sociais e profissionais. Autor do livro "La Empresa Conectada" da Editorial Netbiblo (2011), David também fundou e investiu em diferentes startups incluindo Todostartups (empreendedores vendidos em 2014), Todomba (educação, vendida em 2017) e Cornershop (crowdshopping, vendido à UBER Eats em 2019).
Sócio Fundador da SmartUp
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?