Explorar. Inspirar
Sem categoria 12 Abr 2022

Relatórios periciais: como provar e quantificar os danos reputacionais num processo judicial

As crises de comunicação são hoje um risco que é essencial considerar em qualquer plano de contingência no mundo corporativo. O medo de sofrer uma crise de reputação está cada vez mais presente em todas as empresas, o que não é um mero pormenor.

O estudo Global Risk Landscape 2020, realizado pela empresa de auditoria BDO, revelou que 70 % das empresas no mundo sofreram algum incidente que pôs em risco a respetiva reputação, pelo que se pode dizer que as crises de reputação são fundamentalmente inerentes à existência de uma organização.

Para compreender o impacto de uma crise na reputação, é necessário olhar para os diferentes elementos que a compõem.

A Associação Espanhola para a Qualidade (AEC) define a reputação de uma empresa como «a impressão provocada pela perceção da gestão da empresa nos grupos de interesse, condicionando, deste modo, as atitudes destes em relação à empresa». Noutras definições, a reputação é «o conhecimento das verdadeiras características de uma empresa e das emoções sentidas relativamente a esta pelos stakeholders ou pelos grupos de interesse da empresa» (Ferguson et al., 2000). Mas a reputação tanto das empresas quanto dos indivíduos não se limita à mera impressão que geram no meio em que se inserem; constitui também um valor intangível com efeitos que poderão ser diretamente transferidos para a criação de valor, a criação de lucros empresariais, a redução de custos, o acesso ao mercado de capitais, a maior facilidade de atrair talento, a maior flexibilidade para diversificar ou a criação de barreiras à entrada para a concorrência, para dar apenas alguns exemplos (Martínez e Olmedo, 2009).

Este relatório foi elaborado graças à colaboração de Andrea Herrero e María del Puerto de Lorenzo Barrientos, consultoras da área Issues Legales na LLYC. 

DESCARREGAR
Alba García
Diretora de Issues e Riscos Reputacionais
É licenciada em Publicidade e Relações Públicas e Mestre em Comunicação Empresarial e Publicitária, ambos pela Universidade Complutense de Madri. Coordenou os Mestrados da UCM em "Comunicação de Instituições Públicas e Políticas" e "Comunicação Corporativa e Publicitária".Na LLYC, Alba trabalhou em diversos projetos de comunicação nos últimos anos, durante disputas judiciais e ações de reestruturação. Nesta área, liderou a campanha desenvolvida para a crise de reputação da Vitaldent, ganhadora do Stevie Award, em 2017. Também ocupou diversas funções em projetos de comunicação corporativa para clientes como Coca-Cola, Burger King, Mercadona, Atento e Faurecia.
Miguel Lucas
Data Business Leader
Miguel Lucas é Engenheiro de Telecomunicações Sénior, especialista na conceção de algoritmos de ranking para motores de pesquisa e processamento automatizado de linguagem natural. Trabalhou durante 10 anos no design, fabrico e lançamento no mercado de motores de busca a nível corporativo, redes abertas e deep web. Em 2008 criou a Acteo, empresa que tem colaborado com a LLYC em diversos tipos de soluções, como o BEO e o MRO na área Digital. Atualmente, é Data Business Leader na LLYC, onde desenvolve estratégias e métricas de exploração de dados.
Bárbara Ruiz
Diretora Estudo Criativo
Especializada em “branding”, Bárbara Ruiz tem uma longa experiência em diferentes áreas (finanças, marketing e comércio exterior), o que lhe permitiu adotar uma visão holística sobre as empresas e suas marcas. Bárbara participou em vários projetos estratégicos para marcas como CaixaBank, LaLiga, Hitachi Cooling & Heating, Orange, Riu Hotels & Resorts, Foster’s Hollywood, Licor 43, Pernod Ricard, Ron Barceló, entre outras. Mestre em Gestão e Direção de Marcas realizado no MSMK, Bárbara teve ainda a possibilidade de ter estudado em universidades de grande prestígio, como a Fordham University (Nova Iorque EUA), Marquette University (Milwaukee, EUA), Johannes Kepler Universitat (Linz, Áustria) e Boston University (Boston, EUA). A sua licenciatura em Administração de Empresas foi concluída no ETEA (Córdoba, Espanha).
María Gaytán de Ayala
Consultora Sénior
Licenciada em Direito e Relações Internacionais, tem mais de cinco anos de experiência enquanto consultora de comunicação especializada em gestão de reputação para assuntos jurídicos. Durante a experiência na LLYC, trabalhou em projetos confidenciais de elevado alcance nacional e internacional, nos quais aconselhou organizações e indivíduos sobre questões de reputação durante processos judiciais. Atualmente, é também docente nos cursos online de Direito e Marketing da Universidad Europea.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?