Explorar. Inspirar
Artigo 14 Out 2021

De Big data a Human Data

Do modo como a tecnologia ajuda os departamentos de RH a resolver os principais desafios

«Não sei nada sobre liderança e mudança, mas sei que se querem ver mudanças nas organizações, têm de conhecer e amar as pessoas que lá trabalham, porque se não conhecerem as pessoas, não haverá confiança, e se não houver confiança, as pessoas não assumirão os riscos e, se não assumirem os riscos, não haverá mudança. E devem amar as pessoas, porque sem amor não haverá paixão e se não houver paixão, elas não se sentirão poderosas, e se não se sentirem poderosas, não haverá mudança. Pelo que se querem ver mudança nas pessoas, primeiro têm de conhecê-las e amá-las

Em 1991, quando Madre Teresa proferiu estas palavras num congresso de liderança em São Francisco, não imaginávamos que a tecnologia seria a nossa melhor aliada para o conseguir. No contexto atual, não temos dúvidas. É a tecnologia que nos permite conhecer mais e melhor os nossos profissionais e, portanto, é a alavanca de mudanças nas organizações. Bem utilizada e entendida enquanto inteligência para a ação, é o aliado perfeito dos departamentos de Recursos Humanos que estão, hoje mais do que nunca, no centro de todas as decisões importantes das empresas. Se a crise de 2008 foi uma crise, acima de tudo, financeira, a crise atual é, acima de tudo, uma crise de pessoas. Conscientes disto, 71 % das empresas estão a implementar, gradualmente, a People Analytics enquanto elemento de alta prioridade para o negócio, segundo a Deloitte. Contudo, a maioria não deu o passo para avaliar o modo como a tecnologia poderá ajudar a resolver os principais desafios. O nosso objetivo é que esta reflexão lance a luz sobre um contexto tão desafiante.

DESCARREGAR
María Obispo
Diretora da área de Talent Engagement
Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Navarra, possui um PDD na IESE Business School e acumula mais de 10 anos de experiência em projetos de comunicação online. María Obispo trabalhou para companhias como Vocento e lainformación.com e, ao longo dos seus oito anos de experiência na LLYC, assessorou grandes empresas espanholas como Inditex, Gas Natural Fenosa, Caixabank, Campofrío e L’Oréal, entre outras. María é também professora de Comunicação Digital em centros como a Universidade de Cantabria, a Universidade Carlos III e a Escola Européia de Negócios, entre outros.
Daniel Fernández Trejo
Diretor Sénior de Deep Digital Business e CTO global da LLYC
Atualmente é responsável pela Unidade de Negócios de Tecnologia e CTO da empresa a nível global. Trabalhou durante 13 anos no design, na implementação e no lançamento no mercado de plataformas e serviços de Internet multidispositivo, tendo desenvolvido grande parte da carreira trabalhando com equipas internacionais e dinâmicas, destacando-se pela capacidade de gestão e coordenação, liderança e trabalho em equipa. Em 2011, Daniel juntou-se à LLYC como Diretor de Contas da Unidade de Negócios de Comunicações On-line, e, em 2017, foi nomeado CTO Global da empresa. Durante estes anos de trabalho na LLYC, colaborou com empresas como a Enagás, a Cepsa, a Gonvarri Steel Industries, a Bertelsmann, a L'Oréal e a Acciona, entre outras.
Leyre Olano
Strategic Manager na Apache
Tem mais de 10 anos de experiência em departamentos de marketing digital em multinacionais de diferentes setores. Participante e precursora de transformação digital, liderou a estratégia digital em grandes marcas, como a Alain Afflelou, Yves Rocher ou Coca Cola do lado do cliente e em muitas outras marcas desde a consultora digital Apache. Licenciada em Gestão Comercial e Marketing pela ESIC, complementando com estudos superiores: Programa Superior de Marketing e Publicidade Digital no ICEMD-ESIC e Programa Superior em Big Data e Business Analytics na Escola de Organização Industrial.
Vanessa Álvarez
Consultora Sénior de Talent Engagement.
Jornalista com mais de 10 anos de experiência especializada em comunicação digital, employee engagement e desenvolvimento de projetos de employee advocacy para diretores e empresas. A Vanessa é Licenciada em Comunicação Audiovisual e Jornalismo pela Universidade Internacional S.E.K e Mestre em Gestão da Comunicação Institucional pela Universidade Rey Juan Carlos. Durante a sua trajetória na LLYC, colaborou com empresas de diferentes setores como: IKEA, Repsol, CaixaBank ou Enagás, entre outros.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
      Profissionais

        Queremos colaborar consigo

        Procura resolver um desafio?

        Quer fazer parte da nossa equipa?

        Quer que participemos no seu próximo evento?