Explorar. Inspirar
Artigo 15 Abr 2021

Como gerir a mudança ao analisar a conversa social: A nossa experiência na análise sobre a igualdade de género

Tudo mudou. Mas está tudo na mesma. O tema da pandemia desviou todas as atenções. No entanto, todos sabemos que a igualdade, mais concretamente a igualdade de género, tem prioridade máxima.

No século XIX, Edward Bulwer-Lytton, na obra  cunhou a expressão: «A pena é mais poderosa do que a espada », incidindo na ideia de que a comunicação tem uma influência fundamental no desenrolar dos factos. No século  XXI, com o aparecimento das redes sociais, a comunicação dispersou-se (não está apenas nas mãos de alguns), o que faz que seja mais difícil interpretar o quê, o como e o por meio de quem se formam os relatos que transformam a sociedade.

Movimentamo-nos num meio tremendamente volátil, para não dizer caótico, no qual a velocidade a que as coisas acontecem exige que nos concentremos nas pessoas e em problemas concretos, que experimentemos frequentemente, que falemos de forma rápida e que aprendamos ainda mais rapidamente.

Um claro exemplo desta situação foi o que vivemos em 2020, com a chegada da pandemia que mudou tudo: planos estratégicos, prioridades, formas de trabalho, ferramentas e competências e, evidentemente, a proposta de valor das empresas para se adaptarem às mudanças que estão a ocorrer na sociedade, nas instituições, nos investidores ou clientes, envoltas numa grande incerteza que obrigará a interações novas e recorrentes.

Paralelamente, todas estas mudanças sociais ficam registadas nas conversas nas redes sociais, à disposição das empresas e dos gestores que souberem interpretá-las, de modo a dar uma resposta mais adequada às necessidades de negócio, de comunicação e, evidentemente,  corporativas, reduzindo a incerteza, a ansiedade e a fadiga pandémica, ao incrementar o controlo sobre a evolução do negócio em consonância com os tempos.

Descubra os desafios a que um gestor deve estar atento para a correta implementação de um observatório e a subsequente exploração de dados não estruturados.

DESCARREGAR
Ibo Sanz
Global Senior Director de estratégia deep digital business
Ibo é Bachelor of Business Administration pela Rotterdam Business School, tem uma certificação pela Universidade de Helsínquia em AI Elements, e conta com uma longa carreira em desenvolvimento de negócios no setor das Telecomunicações de grandes multinacionais. Durante os seus 8 anos na Telefónica, impulsionou a proposta de conteúdos do grupo e participou no processo de mudança do modelo de negócio de voz para dados. Nos 11 anos em que esteve na Vodafone, liderou a integração de soluções e plataformas tecnológicas nos serviços de m-commerce dirigidos à sua base de clientes. Destacamos também a sua passagem pela consultora Gartner, onde trabalhou na análise do impacto da inovação tecnológica na demonstração de resultados de muitas empresas
Carmen Gardier
Diretora Sénior da área Digital
Socióloga de profissão com mais de 15 anos de experiência em publicidade, conteúdos e marketing online, a Carmen trabalhou para contas internacionais no âmbito do B2B, lançamento de produtos, ações de CRM, planos de fidelização, ações de comunicação e branding, entre outros. Desde a sua chegada ao escritório do Peru, a Carmen tem sido uma peça fundamental no crescimento da Área Digital, consolidando-a perante os clientes e desenvolvendo Novos Negócios em diversos setores.
Miguel Lucas
Data Business Leader
Miguel Lucas é Engenheiro de Telecomunicações Sénior, especialista na conceção de algoritmos de ranking para motores de pesquisa e processamento automatizado de linguagem natural. Trabalhou durante 10 anos no design, fabrico e lançamento no mercado de motores de busca a nível corporativo, redes abertas e deep web. Em 2008 criou a Acteo, empresa que tem colaborado com a LLYC em diversos tipos de soluções, como o BEO e o MRO na área Digital. Atualmente, é Data Business Leader na LLYC, onde desenvolve estratégias e métricas de exploração de dados.
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
    Profissionais

      Queremos colaborar consigo

      Procura resolver um desafio?

      Quer fazer parte da nossa equipa?

      Quer que participemos no seu próximo evento?