Tendências Healthcare 2021

  • Temáticas
    Assuntos Europeus
  • Setor
    Saúde e Indústria Farmacêutica
  • Países
    Espanha
    Global

NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO NO SETOR DA SAÚDE

 

 

 

 

A pandemia provocada pela COVID-19 fez estremecer a estrutura sanitária, social e económica de Espanha. Neste panorama, a robustez e a trajetória de algumas indústrias foram fundamentais não apenas para superar o momento de emergência mas também para demonstrar uma grande capacidade de resposta.

A indústria farmacêutica ergueu-se como a solução para este momento de crise. No que respeita à investigação, o papel da indústria farmacêutica foi fundamental não apenas no desenvolvimento de vacinas mas também na busca de novas soluções terapêuticas contra o coronavírus. A indústria farmacêutica em Espanha liderou a corrida para encontrar um tratamento, sendo o país da Europa que participou em mais ensaios clínicos, e o quarto, no mundo. Graças aos grandes investimentos realizados em I+D e à constante renovação das unidades de produção, foi possível garantir o fornecimento de medicamentos específicos contra a COVID-19, bem como o fornecimento de fármacos e de princípios ativos procedentes do estrangeiro, em colaboração com a Agência Espanhola de Medicamentos. Num contexto muito hostil, a ativação dos planos de contingência e a preponderância enquanto indústria foram fundamentais.

A economia precisa de se apoiar em setores estratégicos de modo a superar a crise, e o setor farmacêutico é um deles. Trata-se de uma indústria com um modelo de emprego qualitativo e com projeção, além de desempenhar um papel relevante na produção e na exportação de alta tecnologia. Trata-se do setor industrial que mais investe em I+D, o correspondente a 20 % da despesa empresarial, segundo o inquérito sobre inovação em empresas de 2019 realizado pelo INE. Este investimento tem implicações positivas bastante evidentes no campo da saúde, e nada negligenciáveis nos âmbitos económico, social e laboral.

Neste sentido, a pandemia proporcionou à indústria farmacêutica uma grande oportunidade para se distinguir enquanto motor económico e social em Espanha. Este é o momento de valorizar esta indústria e de explicar como nos ajudará a ultrapassar esta situação, como nos oferecerá uma parte muito importante da solução. Enfrentamos uma nova etapa de incerteza, na qual a solidez, a eficácia e as ações devolverão a confiança, que, não nos podemos esquecer, é um elemento intangível fundamental para a recuperação económica. Enquanto indústria, este é o momento para se explicar, para se explicar bem, com rigor, autoridade e, sobretudo, transparência.

DESCARREGAR

Autores

Georgina Rosell
Javier Marín
Tuca Figueira