Explorar. Inspirar
Informe 23 Fev 2021

TENDÊNCIAS TALENTO 2021

 

Na ficção científica, o futuro do trabalho consistia em edifícios psicadélicos com elevadores que levitam, robôs ou portas giratórias hipervelozes. O que a ficção científica não poderia imaginar era que o futuro seria um trabalhador numa chamada de Zoom interrompida por microfones que não estão a funcionar, filtros inesperados e despropositados e os filhos a cantar músicas aos gritos. Até há pouco tempo, a inteligência artificial e a automatização eram consideradas iminentes no futuro do trabalho; atualmente, quando se trata de definir a agenda, é necessário ter em conta a disrupção causada pela COVID-19.

Para 2021, na LLYC, identificamos três grandes linhas de transformação no que respeita à relação entre as empresas e o talento, sendo que a primeira já estava marcada pela transformação digital e pelo desenvolvimento significativo da Inteligência Artificial, mas surge agora mais acentuada:

1. A priorização da melhoria de competências e a requalificação dos colaboradores, para:
– Gerar vantagens competitivas no mercado.
– Dar resposta à perspetiva de carreiras mais longas.
– Proporcionar ferramentas de liderança a gestores que sintam dificuldade devido à deslocalização do teletrabalho.

2. A definição de novos modelos de relação mais flexíveis entre as empresas e os trabalhadores, uma vez que as empresas continuam estagnadas no passado e têm pouca capacidade para dar resposta às prioridades dos colaboradores:
– A saúde mental.
– Equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
– As reivindicações dos perfis seniores.

3. A importância crescente da comunicação, num contexto em que o teletrabalho e a previsão de modelos híbridos podem levar, no médio prazo, a uma destruição da cultura e do tecido social interno das empresas, e em que o ativismo crescente dos colaboradores em determinadas causas poderá gerar quebras de confiança consideráveis.

DESCARREGAR
David González Natal
Líder da área de Consumer Engagement da LLYC em Espanha
Licenciado em jornalismo pela Facultad Complutense de Madrid e em Global CCO pela ESADE, David trabalhou em meios como o El Mundo ou o Cadena Ser, além de ter integrado o departamento de imprensa do Círculo de Bellas Artes de Madrid.Antes de liderar a área de Consumer Engagement na LLYC, foi responsável, durante sete anos, por campanhas do comunicação nacional para marcas como Heineken, Red Bull, Movistar ou Ron Barceló a partir do seu cargo de coordenador geral na agência Actúa Comunicación. Enquanto líder global da área, David coordena oito mercados na LLYC (Portugal, Espanha Colômbia, Argentina, México, Perú, Brasil e Panamá) e esteve à frente de projetos emblemáticos para a Campofrío, Coca-Cola, Telefónica, Gonvarri, Bezoya ou Sacyr. Entre os mais de 50 prémios obtidos pelos seus projetos, destacam-se im Leão de Cannes, dois Soles, vários Gold Stevie Awards, Communicator Awards, SABRE Awards, Mercury Awards e Premios Eikon.Natal é também professor de Storytelling no mestrado de Comunicação Corporativa da Universidad Carlos III e na Global CCO da ESADE, além de dar também aulas no Master of Visual and Digital Media da IE Business School e no mestrado de Comunicação Digital da Universidad de Cantabria.
Adélia Chagas
Diretora sênior LLYC Brasil
Adélia atua em comunicação corporativa há 16 anos nos principais segmentos da economia nos setores público e privado. Directora sênior LLYC Brasil, trabalhou por 12 anos no grupo Máquina, liderou entre outras contas: IRB, Xerox, BRMalls, Ambev, Zara, C&A, J&F, BTG Pactual, Microsoft. JHSF, Racional, Fundações Lemann, Abrinq e Smart. Formada em jornalismo pela PUC-SP, com especialização em Comunicação Corporativa pela FGV- SP e com MBA em Gente e Gestão pela Escola de Negócios da PUC-Rio.
Francisco Pincheira
Diretor Sénior da LLYC Chile
Com mais de 15 anos de experiência, além de ter passado por agências e meios de comunicação de referência como o Diario Financiero, liderou a comunicação de empresas como a Transelec e o Grupo CGE (GNF Chile), entre outras. O Francisco é Jornalista e Licenciado em Comunicação Social pela Universidade de Santiago. Além disso, é diplomado em Governo e Administração Pública pela Universidade Alberto Hurtado e Mestre em Comunicação Estratégica pela Universidade Adolfo Ibáñez.
Alejandra Aljure
Gerente da área de Consumer Engagement da LLYC em Colômbia
É comunicadora Social com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas formada pela Pontifícia Universidade Javeriana, com especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade dos Andes.Durante mais de seis anos, em seus nove anos de experiência, esteve vinculada a empresas de consultoria em comunicação, liderando projetos de posicionamento de marcas e gerenciamento de crises nos setores de tecnologia, aéreo, varejo, farmacêutico e alimentício. Da mesma forma, esteve, por três anos, vinculada a trabalhos na área de Assuntos Corporativos da companhia aérea LATAM. Na LLYC, liderou projetos para marcas como TigoUneMaggiJerónimo MartinsPrimax TDT.
Jon Pérez Urbelz
Consultor Sénior da Área Talent Engagement da LLYC em Espanha
Pérez se formou em jornalismo pela Universidad de Navarra e possui mestrado em Comunicação Política e Institucional pela Universidad de Navarra e The George Washington University. Possui mais de dez anos de experiência em comunicação, principalmente no setor jurídico, durante o qual trabalhou em comunicação corporativa, comunicação online, comunicação interna e comunicação de crise. Atualmente, é especialista em projetos de marca do empregador e engajamento de funcionários.
Hugo Valdez Padilla
Diretor da área Consumer Engagement da LLYC em México
Valdez é formado em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey, cursou produção documental na Universidade de Havana, assim como marketing, publicidade e relações públicas na Universidad Pontificia Comillas.Conta com 16 anos de experiência como consultor na área de comunicação e construção de marcas, tendo atuado para mais de 10 indústrias, 30 marcas e instituições reconhecidas como AVONBeam GlobalGatoradeLilly-ICOS, Ministério do Turismo de Quebec, PurinaSaks Fifth Ave.WhirlpoolWilson Sports e Energizer, pela qual ganhou um reconhecimento cedido pelo IAB México, na categoria de campanha de responsabilidade social corporativa. Além disso, Valdez atuou como diretor de Relações Públicas para a Vice México e como diretor de Marketing e Relações Públicas para a Silent Circle na América Latina.
Marlene Gaspar
Diretora da área Consumer Engagement e Digital da LLYC em Portugal
Atuou em vários setores de atividade, como o mercado financeiro, de distribuição, setor automóvel, empresas de grande consumo, telecomunicações, transportes e serviços. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como responsável pela comunicação de marcas em agências multinacionais de publicidade como a Grey, Leo Burnett, Lintas e a Young & Rubicam. Ao longo dessa trajetória, elaborou um projeto de criação de conteúdos de caráter local: Lisbon South Bay, um blogue dedicado à vida na margem sul do rio Tejo. Formada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior Novas Profissões, realizou uma pós- graduação em Marketing e Negócios Internacionais na Faculdade de Administração INDEG- ISCTE, em Lisboa.
Alejandro Martínez
Diretor da área de Consumer Engagement e Digital da LLYC em Argentina
É consultor especialista em Branding e estratégias digitais. Bacharel em Marketing pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Martinez tem ainda certificação em Marketing Digital pela Digital House. Trabalhou com empresas multinacionais e realizou mais de 50 projetos em agências de marketing e publicidade e  há mais de 15 anos gerencia e desenvolve estratégias para contas corporativas e de consumo de massa, liderando projetos de Branding e de transformação digital.Em 2013, o Google premiou um de seus projetos como case de sucesso e em 2017, esteve envolvido no desenvolvimento de um aplicativo que ganhou grande repercussão na mídia da Argentina, alcançando o primeiro lugar na lista dos aplicativos mais baixados na App Store por uma semana.
Aisha Hamud
Gestor de Engagement LLYC México
Começou a sua carreira na LLYC há mais de 9 anos como estagiária, onde aperfeiçoou as suas competências em comunicações empresariais, internas, de marketing, saúde e de consumo. A sua experiência é apoiada pelos resultados obtidos com clientes de saúde, consumidores, entretenimento e tecnologia com presença no México e outros países em todo o mundo. Ao longo da sua carreira profissional, ela desenvolveu estratégias e campanhas que incluíram relações com diferentes partes interessadas. Além do seu trabalho no LLYC, é professora de Relações Públicas na Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).

Queremos colaborar consigo

Procura resolver um desafio?

Quer fazer parte da nossa equipa?

Quer que participemos no seu próximo evento?