Explorar. Inspirar
Consumer Engagement 4 Fev 2021

TENDÊNCIAS CONSUMIDOR 2021

O impacto da COVID-19 deixa para 2021 um modelo de consumo marcado pelas tensões entre as vertentes emocional e organizacional. O trauma da pandemia, em conjunto com a capacidade transformadora que teve sobre as prioridades da população, trará, mais do que nunca, a política das emoções para o centro da relação com as marcas. Simultaneamente, além da informatização forçada, a logística organizacional do consumo também sofrerá alterações, obrigando a reações rápidas às novas necessidades dos consumidores.

A tensão emocional resultante da pandemia que vivemos, há meses, a uma escala global, tornará fundamental o desenvolvimento da empatia enquanto traço de personalidade das marcas. A insegurança e a incerteza que vivemos farão que sejam também essenciais, por um lado, a necessidade de perceção de ter uma casa sã e segura, e, por outro, a simplificação das ofertas de produto e de serviços. Além disso, o desaparecimento do tabu da saúde mental é cada vez mais uma realidade, e será mais fácil para as marcas participar neste tipo de conversas sociais.

No que respeita à logística de como consumimos, a transformação em novos modelos de cidade unir-se-á à força crescente do ativismo a favor do consumo local e de proximidade. Tudo isto acontece num contexto de dessincronização do consumo favorecido pelo aumento do teletrabalho ou pelo comércio eletrónico, que obrigará muitas marcas a repensar as estratégias de retalho ou de planificação publicitária. Ao mesmo tempo, dois fenómenos que podem parecer contraditórios, complementam-se: por um lado, o aumento da cancel culture, ou cultura de cancelamento, relacionada com o boicote a marcas que não combinam com os valores de determinadas comunidades, e, por outro, o papel predominante do conceito de acessibilidade resultante das necessidades económicas do contexto.

Tudo isto torna a criatividade, mais do que nunca, no elemento fundamental para transformar um cenário de riscos e instabilidade num cenário de oportunidades na relação entre os consumidores e as marcas.

Da mesma forma que os nossos especialistas em Consumer Engagement analisaram as Tendências do Consumidor em 2020, convidamo-vos a ler o relatório completo das Tendências do Consumidor 2021.

DESCARREGAR
David González Natal
Líder da área de Consumer Engagement da LLYC em Espanha
Licenciado em jornalismo pela Facultad Complutense de Madrid e em Global CCO pela ESADE, David trabalhou em meios como o El Mundo ou o Cadena Ser, além de ter integrado o departamento de imprensa do Círculo de Bellas Artes de Madrid.Antes de liderar a área de Consumer Engagement na LLYC, foi responsável, durante sete anos, por campanhas do comunicação nacional para marcas como Heineken, Red Bull, Movistar ou Ron Barceló a partir do seu cargo de coordenador geral na agência Actúa Comunicación. Enquanto líder global da área, David coordena oito mercados na LLYC (Portugal, Espanha Colômbia, Argentina, México, Perú, Brasil e Panamá) e esteve à frente de projetos emblemáticos para a Campofrío, Coca-Cola, Telefónica, Gonvarri, Bezoya ou Sacyr. Entre os mais de 50 prémios obtidos pelos seus projetos, destacam-se im Leão de Cannes, dois Soles, vários Gold Stevie Awards, Communicator Awards, SABRE Awards, Mercury Awards e Premios Eikon.Natal é também professor de Storytelling no mestrado de Comunicação Corporativa da Universidad Carlos III e na Global CCO da ESADE, além de dar também aulas no Master of Visual and Digital Media da IE Business School e no mestrado de Comunicação Digital da Universidad de Cantabria.
Carlos LLanos
Diretor Geral da LLYC em Equador
Tem um mestrado em Direção de Marketing e Gestão Comercial da Universidad del Pacífico e uma licenciatura em Ciências da Informação com Especialização em Jornalismo da Universidad de Piura. Conta com mais de 17 anos de experiência em consultoria, tendo concebido e desenvolvido estratégias de comunicação num vasto leque de setores: finanças, tecnologia, mineração, energia e hidrocarbonetos, consumo em massa, serviços profissionais, turismo, construção e infraestruturas, saúde e beleza, telecomunicação, entretenimento, entre outros. Na LLORENTE & CUENCA Peru, dirigiu iniciativas e projetos de consumer engagement para clientes como a Backus AB InBev, a Belcorp, a Ésika, a Huawei, a McDonald’s e a Saga Falabella, entre outros.
Alejandra Aljure
Gerente da área de Consumer Engagement da LLYC em Colômbia
É comunicadora Social com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas formada pela Pontifícia Universidade Javeriana, com especialização em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade dos Andes.Durante mais de seis anos, em seus nove anos de experiência, esteve vinculada a empresas de consultoria em comunicação, liderando projetos de posicionamento de marcas e gerenciamento de crises nos setores de tecnologia, aéreo, varejo, farmacêutico e alimentício. Da mesma forma, esteve, por três anos, vinculada a trabalhos na área de Assuntos Corporativos da companhia aérea LATAM. Na LLYC, liderou projetos para marcas como TigoUneMaggiJerónimo MartinsPrimax TDT.
Alejandro Martínez
Diretor da área de Consumer Engagement e Digital da LLYC em Argentina
É consultor especialista em Branding e estratégias digitais. Bacharel em Marketing pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais, Martinez tem ainda certificação em Marketing Digital pela Digital House. Trabalhou com empresas multinacionais e realizou mais de 50 projetos em agências de marketing e publicidade e  há mais de 15 anos gerencia e desenvolve estratégias para contas corporativas e de consumo de massa, liderando projetos de Branding e de transformação digital.Em 2013, o Google premiou um de seus projetos como case de sucesso e em 2017, esteve envolvido no desenvolvimento de um aplicativo que ganhou grande repercussão na mídia da Argentina, alcançando o primeiro lugar na lista dos aplicativos mais baixados na App Store por uma semana.
Diego Olavarría
Diretor de Digital e Consumer Engagement
Formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou durante seis anos em televisão no Grupo Bandeirantes de Comunicação, um dos maiores conglomerados de meios de comunicação no Brasil. Antes de entrar na LLYC, foi um dos responsáveis pela área de comunicação digital do Governo do Estado de São Paulo e na Secretaria da Educação estatal. Desde então, já criou e implementou projetos de Comunicação e Marketing para clientes como Amazon Web Services, Hilton, Emirates, Everis, Natura, Light Energia, Sonae Sierra Brasil, Boeing, Demarest, ABB, Eicon, EDP, entre outros.
Marlene Gaspar
Diretora da área Consumer Engagement e Digital da LLYC em Portugal
Atuou em vários setores de atividade, como o mercado financeiro, de distribuição, setor automóvel, empresas de grande consumo, telecomunicações, transportes e serviços. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como responsável pela comunicação de marcas em agências multinacionais de publicidade como a Grey, Leo Burnett, Lintas e a Young & Rubicam. Ao longo dessa trajetória, elaborou um projeto de criação de conteúdos de caráter local: Lisbon South Bay, um blogue dedicado à vida na margem sul do rio Tejo. Formada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior Novas Profissões, realizou uma pós- graduação em Marketing e Negócios Internacionais na Faculdade de Administração INDEG- ISCTE, em Lisboa.
Jon Pérez Urbelz
Consultor Sénior da Área Talent Engagement da LLYC em Espanha
Pérez se formou em jornalismo pela Universidad de Navarra e possui mestrado em Comunicação Política e Institucional pela Universidad de Navarra e The George Washington University. Possui mais de dez anos de experiência em comunicação, principalmente no setor jurídico, durante o qual trabalhou em comunicação corporativa, comunicação online, comunicação interna e comunicação de crise. Atualmente, é especialista em projetos de marca do empregador e engajamento de funcionários.
Hugo Valdez Padilla
Diretor da área Consumer Engagement da LLYC em México
Valdez é formado em Ciências da Comunicação pelo Instituto de Tecnologia e Ensino Superior de Monterrey, cursou produção documental na Universidade de Havana, assim como marketing, publicidade e relações públicas na Universidad Pontificia Comillas.Conta com 16 anos de experiência como consultor na área de comunicação e construção de marcas, tendo atuado para mais de 10 indústrias, 30 marcas e instituições reconhecidas como AVONBeam GlobalGatoradeLilly-ICOS, Ministério do Turismo de Quebec, PurinaSaks Fifth Ave.WhirlpoolWilson Sports e Energizer, pela qual ganhou um reconhecimento cedido pelo IAB México, na categoria de campanha de responsabilidade social corporativa. Além disso, Valdez atuou como diretor de Relações Públicas para a Vice México e como diretor de Marketing e Relações Públicas para a Silent Circle na América Latina.
Guillermo Lecumberri
Diretor de Consumer Engagement
Guillermo Lecumberri, é licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Complutense de Madrid e mestre em Marketing e Vendas pela ESADE. Além disso, colabora em programas de formação e educação na Universidade Complutense, Jardim Atómico e na Garrigues Business School. Entrou na LLYC em 2019, e anteriormente foi Diretor de Atendimento ao Cliente da La Despensa Ingredientes Creativos. Também trabalhou na Innocean Worldwide como Digital Manager e foi Digital Planner na FCB. Ao longo da sua carreira profissional desenvolveu projetos para grandes marcas como MINI, Beefeater, Microsoft, Corona, Schweppes, Hyundai ou Burger King.
Catalina Agudelo
Gerenta da área Consumer Engagement da LLYC Esphana
Jornalista com formação em marketing digital e marketing de moda, com 13 anos de experiência nas áreas de lifestylie e consumo. Desde 2006 trabalhou em diferentes consultorias, desenvolvimento estratégias de comunicação que incluem campanhas de imprensa, de influenciadores, eventos, patrocínios e criação de conteúdos para marcas como Vans, Fjällräven, Scotch & Soda, Skullcandy, Jägermeister, Gin MG e Cointreau, entre outras. Antes de se dedicar a consultoria de comunicação e relações públicas, foi redatora chefe de uma revista independente de tendências durante 3 anos e trabalhou com redatora para agências de publicidade
Guillermo Tejada
Gerente da área de Consumer Engagement da LLYC em Panamá
Tejada conta com 15 anos de experiência na área de comunicação estratégica, tendo se especializado, nos últimos anos, em Comunicação de Marca e Marketing Digital. Integrou parte da equipe de consultores que liderou projetos para grandes marcas, de diferentes setores, como o de turismo, consumo de massa, hotelaria, aviação, automotivo, bancário, telecomunicações, saúde e farmácia, geração e distribuição de energia elétrica, entre outros.Também trabalhou para a administração pública panamenha, tendo feito parte da equipe de comunicação de alguns de seus projetos. Como parte de seu trabalho na área de consultoria de comunicação da marca, liderou a coordenação de outros atores, como agências de publicidade, de BTL, de mídia (ATL) e agências digitais. Nos últimos anos, também assessorou a comunicação de Organizações Internacionais durante projetos voltados à defesa dos Direitos Humanos e de Não-Discriminação.
Queres saber mais?

Queremos colaborar consigo

Procura resolver um desafio?

Quer fazer parte da nossa equipa?

Quer que participemos no seu próximo evento?