TENDÊNCIAS CONSUMIDOR 2021

  • Temáticas
    Consumo
  • Setor
    Outros
  • Países
    Global

O impacto da COVID-19 deixa para 2021 um modelo de consumo marcado pelas tensões entre as vertentes emocional e organizacional. O trauma da pandemia, em conjunto com a capacidade transformadora que teve sobre as prioridades da população, trará, mais do que nunca, a política das emoções para o centro da relação com as marcas. Simultaneamente, além da informatização forçada, a logística organizacional do consumo também sofrerá alterações, obrigando a reações rápidas às novas necessidades dos consumidores.

A tensão emocional resultante da pandemia que vivemos, há meses, a uma escala global, tornará fundamental o desenvolvimento da empatia enquanto traço de personalidade das marcas. A insegurança e a incerteza que vivemos farão que sejam também essenciais, por um lado, a necessidade de perceção de ter uma casa sã e segura, e, por outro, a simplificação das ofertas de produto e de serviços. Além disso, o desaparecimento do tabu da saúde mental é cada vez mais uma realidade, e será mais fácil para as marcas participar neste tipo de conversas sociais.

No que respeita à logística de como consumimos, a transformação em novos modelos de cidade unir-se-á à força crescente do ativismo a favor do consumo local e de proximidade. Tudo isto acontece num contexto de dessincronização do consumo favorecido pelo aumento do teletrabalho ou pelo comércio eletrónico, que obrigará muitas marcas a repensar as estratégias de retalho ou de planificação publicitária. Ao mesmo tempo, dois fenómenos que podem parecer contraditórios, complementam-se: por um lado, o aumento da cancel culture, ou cultura de cancelamento, relacionada com o boicote a marcas que não combinam com os valores de determinadas comunidades, e, por outro, o papel predominante do conceito de acessibilidade resultante das necessidades económicas do contexto.

Tudo isto torna a criatividade, mais do que nunca, no elemento fundamental para transformar um cenário de riscos e instabilidade num cenário de oportunidades na relação entre os consumidores e as marcas.

Da mesma forma que os nossos especialistas em Consumer Engagement analisaram as Tendências do Consumidor em 2020, convidamo-vos a ler o relatório completo das Tendências do Consumidor 2021.

DESCARREGAR

Autores

David González Natal
Carlos LLanos
Alejandra Aljure
Alejandro Martínez
Diego Olavarría
Marlene Gaspar
Jon Pérez Urbelz
Hugo Valdez Padilla
Guillermo Lecumberri
Catalina Agudelo
Guillermo Tejada