IDEAS+: QUINTO DESAFIO DA COMUNICAÇÃO PÓS-DIGITAL: DA GERAÇÃO DE VISIBILIDADE AO IMPACTO NO NEGÓCIO

  • Temáticas
    E-commerce
    Assuntos Europeus
  • Países
    Global
    Espanha

Centenas de profissionais de mais de 30 países estabeleceram os Princípios de Barcelona em 2010 para tentar resolver meio século de discrepâncias sobre o modo correto de medir e avaliar a Comunicação. Desde então, a associação promotora do acordo (AMEC) atualizou duas novas versões, a última delas em 2020. Duas atualizações em dez anos. Quantas mais veremos nos próximos dez?

Provavelmente, mais. A pandemia do COVID-19 acelerou as mudanças que vinham a amadurecer na sociedade pós-digital. O termo VUCA com que descrevemos este meio volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos tornou-se mais evidente do que nunca. E se, antes, já era importante ter bem claro quais as metas a cumprir, bem como dispor das métricas adequadas para nos guiarmos; neste momento de instabilidade, precisamos, mais do que nunca, de modelos eficazes que nos levem à criação de valor.

Como estabelecer metas e métricas de valor num ambiente de incerteza

Onde podemos encontrar estes modelos? Ainda estão por desenvolver, mas o que é certo é que alguns já avançaram nessa direção. É o caso dos profissionais do setor da tecnologia e dos empreendedores em negócios emergentes, que têm vindo a adotar metodologias inovadoras para responder às circunstâncias variáveis dos seus mercados e das suas indústrias.

Neste último capítulo da série sobre desafios da comunicação pós-digital, descobrirá como as metodologias ágeis o podem ajudar nos seus planos de marketing e comunicação; e também encontrará um modo eficaz de organizar o seu quadro de gestão de objetivos e resultados-chave.

DESCARREGAR

Autores

Iván Pino