Explorar. Inspirar
Artigo 1 Dez 2020

IDEAS+: QUINTO DESAFIO DA COMUNICAÇÃO PÓS-DIGITAL: DA GERAÇÃO DE VISIBILIDADE AO IMPACTO NO NEGÓCIO

65

Centenas de profissionais de mais de 30 países estabeleceram os Princípios de Barcelona em 2010 para tentar resolver meio século de discrepâncias sobre o modo correto de medir e avaliar a Comunicação. Desde então, a associação promotora do acordo (AMEC) atualizou duas novas versões, a última delas em 2020. Duas atualizações em dez anos. Quantas mais veremos nos próximos dez?

Provavelmente, mais. A pandemia do COVID-19 acelerou as mudanças que vinham a amadurecer na sociedade pós-digital. O termo VUCA com que descrevemos este meio volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos tornou-se mais evidente do que nunca. E se, antes, já era importante ter bem claro quais as metas a cumprir, bem como dispor das métricas adequadas para nos guiarmos; neste momento de instabilidade, precisamos, mais do que nunca, de modelos eficazes que nos levem à criação de valor.

Como estabelecer metas e métricas de valor num ambiente de incerteza

Onde podemos encontrar estes modelos? Ainda estão por desenvolver, mas o que é certo é que alguns já avançaram nessa direção. É o caso dos profissionais do setor da tecnologia e dos empreendedores em negócios emergentes, que têm vindo a adotar metodologias inovadoras para responder às circunstâncias variáveis dos seus mercados e das suas indústrias.

Neste último capítulo da série sobre desafios da comunicação pós-digital, descobrirá como as metodologias ágeis o podem ajudar nos seus planos de marketing e comunicação; e também encontrará um modo eficaz de organizar o seu quadro de gestão de objetivos e resultados-chave.

DESCARREGAR

Queremos colaborar consigo

Procura resolver um desafio?

Quer fazer parte da nossa equipa?

Quer que participemos no seu próximo evento?