ATIVISMO DE MARCA OU CORPORATIVO: EM QUE CONSISTE, PORQUE É DO SEU INTERESSE E COMO PODE APLICÁ-LO

  • Temáticas
    E-commerce
    Assuntos Europeus
  • Países
    Global
    Espanha

Quando ouvimos a expressão “ativismo de marca” ou “ativismo corporativo” vêm-nos à cabeça ideias muito diferentes, até contraditórias. Neste artigo, resultado da reflexão e do debate entre profissionais de diferentes áreas de especialidade da LLYC, tentamos abordar algumas referências úteis sobre o seu significado, benefícios e métodos de aplicação.

Em jeito de introdução, quando falamos de “ativismo”, falamos de uma determinada forma de “ativar” o propósito das empresas e das suas marcas, para que não se fique numa mera declaração; mas antes para ajudar a impulsar tanto a competitividade como a sustentabilidade do negócio.

Uma “ativação” do propósito que vai mais além da sensibilização sobre uma questão social ou da viabilização de uma causa cívica. Não nos referimos a uma “ativação” destinada a provocar mudanças reais e efetivas na sociedade. Falamos de um modo de ativar o propósito que atrai, vincula e, sobretudo, mobiliza vontades entre os clientes, colaboradores e restantes grupos de interesse da marca.

A pandemia também acelerou esta tendência, que já se vinha a desenvolver nos últimos anos, levando as empresas a destinarem recursos à defesa de causas de interesse geral, relacionadas com os efeitos da crise sanitária e económica. Mas o que acontecerá a seguir? Será que o ativismo vai crescer como conduta e atitude entre as marcas? Esperamos que as ideias deste artigo o ajudem a obter as suas próprias respostas.

Para descarregar o artigo completo, clique aqui.

DESCARREGAR

Autores

Iván Pino