Explorar. Inspirar
Artigo 15 Out 2020

ATIVISMO DE MARCA OU CORPORATIVO: EM QUE CONSISTE, PORQUE É DO SEU INTERESSE E COMO PODE APLICÁ-LO

13

Quando ouvimos a expressão “ativismo de marca” ou “ativismo corporativo” vêm-nos à cabeça ideias muito diferentes, até contraditórias. Neste artigo, resultado da reflexão e do debate entre profissionais de diferentes áreas de especialidade da LLYC, tentamos abordar algumas referências úteis sobre o seu significado, benefícios e métodos de aplicação.

Em jeito de introdução, quando falamos de “ativismo”, falamos de uma determinada forma de “ativar” o propósito das empresas e das suas marcas, para que não se fique numa mera declaração; mas antes para ajudar a impulsar tanto a competitividade como a sustentabilidade do negócio.

Uma “ativação” do propósito que vai mais além da sensibilização sobre uma questão social ou da viabilização de uma causa cívica. Não nos referimos a uma “ativação” destinada a provocar mudanças reais e efetivas na sociedade. Falamos de um modo de ativar o propósito que atrai, vincula e, sobretudo, mobiliza vontades entre os clientes, colaboradores e restantes grupos de interesse da marca.

A pandemia também acelerou esta tendência, que já se vinha a desenvolver nos últimos anos, levando as empresas a destinarem recursos à defesa de causas de interesse geral, relacionadas com os efeitos da crise sanitária e económica. Mas o que acontecerá a seguir? Será que o ativismo vai crescer como conduta e atitude entre as marcas? Esperamos que as ideias deste artigo o ajudem a obter as suas próprias respostas.

Para descarregar o artigo completo, clique aqui.

DESCARREGAR
Iván Pino
Sócio e Diretor Sénior da Área Digital da LLYC em Espanha
Jornalista, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Tem um mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela UNED-UJI, com 20 anos de experiência em Comunicação e Reputação Corporativa. Especializado em Comunicação Digital. É coautor do livro Claves del nuevo Marketing. Cómo sacarle partido a la Web 2.0 (2009, Gestión 2000), e editor do primeiro e-book em espanhol sobre comunicação corporativa nos meios sociais: Tu Plan de Comunicación en Internet. Paso a Paso (2008). Além disso, é conferencista e professor do Programa Executivo de Customer Experience Management na IE Business School, de Comunicação Corporativa e Institucional na Universidade Carlos III, e do Mestrado em Comunicação Corporativa e Publicitária da Universidade Complutense de Madrid.
Queres saber mais?

Queremos colaborar consigo

Procura resolver um desafio?

Quer fazer parte da nossa equipa?

Quer que participemos no seu próximo evento?