DA ANTECIPAÇÃO DE CRISES À REVELAÇÃO DE OPORTUNIDADES

  • Temáticas
    Sustentabilidade / ESG
    E-commerce
    Assuntos Europeus
    Reputação
  • Países
    Global
    Espanha

Nestas semanas de confinamento da COVID-19, as redes sociais e o envio de mensagens transbordaram de interações, enquanto as marcas tentavam encontrar a sua própria voz. Quase todas se debateram entre as ameaças de oportunismo, a necessidade de relevância e a vontade de contribuir para a sociedade.

Só aquelas que têm um propósito partilhado com os seus grupos de interesse, mas também com um perfil mais claro de quem eram promotores ou defensores da sua marca sentiram-se com a confiança suficiente para responder da forma acertada à crise desde o início.

Sabiam que as suas propostas iam chegar a pessoas que as defenderiam contra os opositores. E sabiam-no porque já há algum tempo que ouviam as suas expectativas, compreendiam as suas motivações e faziam parte das suas redes de influência.

Vimos isto em empresas cujos líderes estavam habituados a expor as suas ideias e posições nas redes sociais, como a Microsoft de Satya Nadella ou a Telefónica de José María Álvarez-Pallete. E também, nas empresas que baseiam os seus modelos de negócio na análise constante das necessidades de seus clientes, como o fazem a Inditex ou a Mercadona.

Todas elas são marcas habituadas a ouvir, a filtrar as informações relevantes e a concentrarem-se no que cria valor partilhado. E todas elas, entre outras, se destacaram pela sua resposta exemplar à crise do coronavírus.

Como descobrir estratégias vencedoras através de todo o ruído das redes sociais?

Esta segunda parte dos “Cinco desafios da comunicação pós-digital” aborda esta forma de ouvir e analisar os dados. O desafio que se refere à urgência de evoluir em direção à escuta revela oportunidades além das crises entre as massas de dados digitais. Uma necessidade premente num contexto como o atual, mais digitalizado do que nunca; e também, ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.​

BAIXAR

Autores

Iván Pino