Explorar. Inspirar
artigo 16 Abr 2020

DA ANTECIPAÇÃO DE CRISES À REVELAÇÃO DE OPORTUNIDADES

Nestas semanas de confinamento da COVID-19, as redes sociais e o envio de mensagens transbordaram de interações, enquanto as marcas tentavam encontrar a sua própria voz. Quase todas se debateram entre as ameaças de oportunismo, a necessidade de relevância e a vontade de contribuir para a sociedade.

Só aquelas que têm um propósito partilhado com os seus grupos de interesse, mas também com um perfil mais claro de quem eram promotores ou defensores da sua marca sentiram-se com a confiança suficiente para responder da forma acertada à crise desde o início.

Sabiam que as suas propostas iam chegar a pessoas que as defenderiam contra os opositores. E sabiam-no porque já há algum tempo que ouviam as suas expectativas, compreendiam as suas motivações e faziam parte das suas redes de influência.

Vimos isto em empresas cujos líderes estavam habituados a expor as suas ideias e posições nas redes sociais, como a Microsoft de Satya Nadella ou a Telefónica de José María Álvarez-Pallete. E também, nas empresas que baseiam os seus modelos de negócio na análise constante das necessidades de seus clientes, como o fazem a Inditex ou a Mercadona.

Todas elas são marcas habituadas a ouvir, a filtrar as informações relevantes e a concentrarem-se no que cria valor partilhado. E todas elas, entre outras, se destacaram pela sua resposta exemplar à crise do coronavírus.

Como descobrir estratégias vencedoras através de todo o ruído das redes sociais?

Esta segunda parte dos “Cinco desafios da comunicação pós-digital” aborda esta forma de ouvir e analisar os dados. O desafio que se refere à urgência de evoluir em direção à escuta revela oportunidades além das crises entre as massas de dados digitais. Uma necessidade premente num contexto como o atual, mais digitalizado do que nunca; e também, ainda mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.​

BAIXAR
Iván Pino
Sócio e Diretor Sénior de Crises e Riscos
Jornalista, licenciado em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid. Tem um mestrado em Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa pela UNED-UJI, com 20 anos de experiência em Comunicação e Reputação Corporativa. Especializado em Comunicação Digital. É coautor do livro Claves del nuevo Marketing. Cómo sacarle partido a la Web 2.0 (2009, Gestión 2000), e editor do primeiro e-book em espanhol sobre comunicação corporativa nos meios sociais: Tu Plan de Comunicación en Internet. Paso a Paso (2008). Além disso, é conferencista e professor do Programa Executivo de Customer Experience Management na IE Business School, de Comunicação Corporativa e Institucional na Universidade Carlos III, e do Mestrado em Comunicação Corporativa e Publicitária da Universidade Complutense de Madrid.
ipino@llorenteycuenca.com
Queres saber mais?
Artigos
    Especialidades
    Profissionais

      Queremos colaborar consigo

      Procura resolver um desafio?

      Quer fazer parte da nossa equipa?

      Quer que participemos no seu próximo evento?