PROCURA-SE TALENTO: AS OITO BASES DO EMPLOYER BRANDING

  • Temáticas
    Criatividade
    Consumo
    Assuntos Europeus
  • Setor
    Tecnologias da Informação e Comunicação
    Outros
  • Países
    Global
    Espanha

«Nenhuma empresa pode ser melhor ou pior do que as pessoas que a integram», afirmava o filósofo japonês Kaoru Ishikawa. E tinha razão. Na realidade, o capital humano é a base de todas as empresas  é um grande desafio recrutar pessoas qualificadas, talentosas e envolvidas com a empresa

60 %  Das empresas em que há rotatividade voluntária têm problemas para recrutar. Este número chega aos 95 % no caso das empresas tecnológicas ,em grande parte devido à escassez de pessoal qualificado e à elevada procura de certos perfis. Esta situação não é nova, nem o é a guerra pelo talento que os profissionais de RH enfrentam diariamente.

Na LLYC, colocamos a questão:que aspetos influenciam um candidato ao escolher uma empresa para trabalhar? Independentemente da situação profissional do candidato, e da situação do setor empresarial em questão, na LLYC, acreditamos que a perceção da marca, isto é, o conhecimento que o potencial funcionário tem da empresa, é fundamental no processo de tomada de decisão. Esta perceção é construída a partir de oito atributos que influenciam a capacidade das empresas de atrair talento.

      1. Prestígio e liderança. De facto, 50 % dos candidatos em Espanha afirmam que não trabalhariam numa empresa com má reputação, mesmo recebendo um aumento salarial . Além disso, a reputação da empresa é um motor de atração de talento jovem: os membros da Geração Z e os millennials dão mais valor à reputação da empresa do que as gerações mais antigas, como a Geração X e os boomers.
      2.  Imagem atrativaé construída com base em todas as perceções criadas a partir dos pontos de contacto da marca com o talento.
      3. Sensibilidade social. Envolvimento ambiental, inclusão, diversidade… Numa sociedade em constante mudança, os profissionais exigem que os empregadores estejam alinhados com os valores e as exigências da sociedade, e que sejam flexíveis e sensíveis à mudança.
      4. O discurso e a presença dos líderes A marca pessoal, a participação pública e os discursos dos líderes da organização afetam diretamente a perceção da empresa e, concretamente, o posicionamento da mesma como um bom lugar para se trabalhar.
      5. Recomendação de outros profissionais. Ninguém é melhor para atrair novo talento do que os profissionais que já trabalham na empresa; não só porque têm mais credibilidade, mas também porque têm o acesso. O capital relacional destas pessoas é composto por redes de profissionais com experiência semelhante, que comunicam em pé de igualdade e, portanto, confiam mais nas mensagens que recebem.
      6. Visão do futuro. Esta capacidade de antecipar o que aí vem e de inovar com base em novas tecnologias é fundamental para atrair o melhor talento.
      7. Setor de actividade. A saúde do setor económico de uma marca influencia diretamente a disposição do talento para trabalhar numa ou noutra empresa.
      8. Bem-estar do funcionário.O talento deve ser valorizado financeiramente. No entanto, além da remuneração, devem ser tidos em conta outros fatores que definem a proposta de valor ao funcionário, que são favorecidos na fase de seleção

      Descubra em profundidade quais são, em nossa opinião, as 8 chaves para o employer branding.

Autores

Bárbara Ruiz
David González Natal
María Obispo

Material para download