artigo 4 Mar 2020

PROCURA-SE TALENTO: AS OITO BASES DO EMPLOYER BRANDING

«Nenhuma empresa pode ser melhor ou pior do que as pessoas que a integram», afirmava o filósofo japonês Kaoru Ishikawa. E tinha razão. Na realidade, o capital humano é a base de todas as empresas  é um grande desafio recrutar pessoas qualificadas, talentosas e envolvidas com a empresa

60 %  Das empresas em que há rotatividade voluntária têm problemas para recrutar. Este número chega aos 95 % no caso das empresas tecnológicas ,em grande parte devido à escassez de pessoal qualificado e à elevada procura de certos perfis. Esta situação não é nova, nem o é a guerra pelo talento que os profissionais de RH enfrentam diariamente.

Na LLYC, colocamos a questão:que aspetos influenciam um candidato ao escolher uma empresa para trabalhar? Independentemente da situação profissional do candidato, e da situação do setor empresarial em questão, na LLYC, acreditamos que a perceção da marca, isto é, o conhecimento que o potencial funcionário tem da empresa, é fundamental no processo de tomada de decisão. Esta perceção é construída a partir de oito atributos que influenciam a capacidade das empresas de atrair talento.

      1. Prestígio e liderança. De facto, 50 % dos candidatos em Espanha afirmam que não trabalhariam numa empresa com má reputação, mesmo recebendo um aumento salarial . Além disso, a reputação da empresa é um motor de atração de talento jovem: os membros da Geração Z e os millennials dão mais valor à reputação da empresa do que as gerações mais antigas, como a Geração X e os boomers.
      2.  Imagem atrativaé construída com base em todas as perceções criadas a partir dos pontos de contacto da marca com o talento.
      3. Sensibilidade social. Envolvimento ambiental, inclusão, diversidade… Numa sociedade em constante mudança, os profissionais exigem que os empregadores estejam alinhados com os valores e as exigências da sociedade, e que sejam flexíveis e sensíveis à mudança.
      4. O discurso e a presença dos líderes A marca pessoal, a participação pública e os discursos dos líderes da organização afetam diretamente a perceção da empresa e, concretamente, o posicionamento da mesma como um bom lugar para se trabalhar.
      5. Recomendação de outros profissionais. Ninguém é melhor para atrair novo talento do que os profissionais que já trabalham na empresa; não só porque têm mais credibilidade, mas também porque têm o acesso. O capital relacional destas pessoas é composto por redes de profissionais com experiência semelhante, que comunicam em pé de igualdade e, portanto, confiam mais nas mensagens que recebem.
      6. Visão do futuro. Esta capacidade de antecipar o que aí vem e de inovar com base em novas tecnologias é fundamental para atrair o melhor talento.
      7. Setor de actividade. A saúde do setor económico de uma marca influencia diretamente a disposição do talento para trabalhar numa ou noutra empresa.
      8. Bem-estar do funcionário.O talento deve ser valorizado financeiramente. No entanto, além da remuneração, devem ser tidos em conta outros fatores que definem a proposta de valor ao funcionário, que são favorecidos na fase de seleção

      Descubra em profundidade quais são, em nossa opinião, as 8 chaves para o employer branding.

Bárbara Ruiz
Diretora Estudo Criativo
Especializada em “branding”, Bárbara Ruiz tem uma longa experiência em diferentes áreas (finanças, marketing e comércio exterior), o que lhe permitiu adotar uma visão holística sobre as empresas e suas marcas. Bárbara participou em vários projetos estratégicos para marcas como CaixaBank, LaLiga, Hitachi Cooling & Heating, Orange, Riu Hotels & Resorts, Foster’s Hollywood, Licor 43, Pernod Ricard, Ron Barceló, entre outras. Mestre em Gestão e Direção de Marcas realizado no MSMK, Bárbara teve ainda a possibilidade de ter estudado em universidades de grande prestígio, como a Fordham University (Nova Iorque EUA), Marquette University (Milwaukee, EUA), Johannes Kepler Universitat (Linz, Áustria) e Boston University (Boston, EUA). A sua licenciatura em Administração de Empresas foi concluída no ETEA (Córdoba, Espanha).
bruiz@llorenteycuenca.com
David González Natal
Líder da área de Consumer Engagement da LLYC em Espanha
Licenciado em jornalismo pela Facultad Complutense de Madrid e em Global CCO pela ESADE, David trabalhou em meios como o El Mundo ou o Cadena Ser, além de ter integrado o departamento de imprensa do Círculo de Bellas Artes de Madrid.Antes de liderar a área de Consumer Engagement na LLYC, foi responsável, durante sete anos, por campanhas do comunicação nacional para marcas como Heineken, Red Bull, Movistar ou Ron Barceló a partir do seu cargo de coordenador geral na agência Actúa Comunicación. Enquanto líder global da área, David coordena oito mercados na LLYC (Portugal, Espanha Colômbia, Argentina, México, Perú, Brasil e Panamá) e esteve à frente de projetos emblemáticos para a Campofrío, Coca-Cola, Telefónica, Gonvarri, Bezoya ou Sacyr. Entre os mais de 50 prémios obtidos pelos seus projetos, destacam-se im Leão de Cannes, dois Soles, vários Gold Stevie Awards, Communicator Awards, SABRE Awards, Mercury Awards e Premios Eikon.Natal é também professor de Storytelling no mestrado de Comunicação Corporativa da Universidad Carlos III e na Global CCO da ESADE, além de dar também aulas no Master of Visual and Digital Media da IE Business School e no mestrado de Comunicação Digital da Universidad de Cantabria.
davidgnatal@llorenteycuenca.com
María Obispo
Diretora da área de Talent Engagement
Licenciada em Jornalismo pela Universidade de Navarra, possui um PDD na IESE Business School e acumula mais de 10 anos de experiência em projetos de comunicação online. María Obispo trabalhou para companhias como Vocento e lainformación.com e, ao longo dos seus oito anos de experiência na LLYC, assessorou grandes empresas espanholas como Inditex, Gas Natural Fenosa, Caixabank, Campofrío e L’Oréal, entre outras. María é também professora de Comunicação Digital em centros como a Universidade de Cantabria, a Universidade Carlos III e a Escola Européia de Negócios, entre outros.
mobispo@llorenteycuenca.com

Queremos colaborar consigo

Procura resolver um desafio?

Quer fazer parte da nossa equipa?

Quer que participemos no seu próximo evento?